VI Congresso da APLOP

III Encontro de Portos da CPLP - Augusto da Silva Tomás (1)

IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

LISBON STORY CENTER

Lisboa a seus pés

A organização fala de 60 minutos, mas pode ser muito mais. Afinal, são 20 séculos de História e estórias que estão ali, ao alcance de qualquer um.

Em dois mil metros quadrados, percorre-se a Lisboa onde os mitos e a realidade se cruzam e descruzam, a Lisboa por onde passou Ulisses, o rei de Ítaca será que passou mesmo?

VEJA AS FOTOS AQUI

A Lisboa disputada por colonizadores e conquistadores, fenícios, romanos ou mouros. Lisboa, a cidade que acompanhou a aventura "dos homens mais corajosos da História, que souberam ir ao inferno e voltar para o destruir", a cidade que no dia de Todos-os-Santos tremeu violentamente, foi consumida pelas chamas e engolida pela água mas soube reerguer-se, enterrar os mortos, cuidar dos vivos e seguir em frente.

Na altura, estimam-se que os danos tenham atingido 40 a 60% do PIB do reino. E mesmo assim nasceu a Praça do Comércio, o Terreiro do Paço, com D. José I a 14 metros de altura a encabeçar os lisboetas rumo ao futuro que se abre ao mundo. A seus pés, viu passar rainhas e princesas, várias revoluções e até a morte de um rei. Foi palco de política, comércio e prazer, de discursos, manifestações, corridas de touros, parque de estacionamento, confrontos, concertos e tantas outras coisas.

No Lisbon Story Center vê-se isto tudo (através de quadros interativos, cenários, ambientes), ouve-se isto tudo (cada visitante tem um audio-guide, ajustado à sua idade), cheira-se. sente-se a cidade, que saiu da muralha, e depois se expandiu para além da cerca nova. O centro de interpretação não pretende mostrar toda a cidade, mas ser o ponto de partida para a sua descoberta.

E se tudo começa com um "era uma vez", acaba com o visitante aos comandos da cidade.

 

LISBOA STORY CENTRE - MEMÓRIA DA CIDADE
Ala nascente do Terreiro do Paço, Lisboa
Seg-Dom 10h-20h (última entrada 19h)


 




Data: 2012-12-02



PATROCINIOS OFICIAIS:

REDES




design by idea-factory
TOP